top of page
Buscar
Foto do escritorLorenna montenegro

[Entrevista] Roberta Carvalho e Aíla: “As Mestras” no Festival de Gramado

Atualizado: 11 de ago.

Mulheres que constituem a alma da cultura amazônica, que criam, como num belo trabalho de composição de uma colcha de retalhos ou uma manta com o tecido de chita em diferentes padrões e cores, nuances na musicalidade do Pará. Esse é o cerne do documentário "As Mestras", produção paraense dirigida por Roberta Carvalho e Aíla que concorre ao Kikito de melhor documentário no Festival de Gramado de 2024.



“Mestras” está entre os cinco selecionados da categoria, selecionadas dentro de um universo de 150 obras documentais inscritas nessa edição. Com direção da cantora Aíla - que também é personagem e narradora no filme - e da artista visual Roberta Carvalho, a produção lança luz sobre o protagonismo de artistas mulheres que têm papel fundamental na propagação e manutenção das tradições culturais da região Norte do Brasil.



Primeiro longa metragem paraense selecionado para a competição em Gramado, "Mestras" se une aos premiados "Ribeirinhos do Asfalto" de Jorane Castro e "Chama Verequete" de Luiz Arnaldo Campos, que saíram com kikitos da serra gaúcha. “Chama Verequete” como melhor trilha sonora em 2002 e “Riberinhos do Asfalto” com os prêmios de Melhor Atriz (para Dira Paes, que estreia como diretora nessa 52ª edição com “Pasargada”) e melhor direção de arte, na edição de 2011.



No processo de pesquisa, Aíla e Roberta Carvalho mapearam diversas mestras do Pará, comumente omitidas nos registros da música nortista e brasileira – o que reforça o quanto a história, de maneira geral, é contada por protagonistas homens, que pontificam em todos os setores, das artes à política. O roteiro de "Mestras", criado a seis mãos junto com a diretora e roteirista Ana Carolina Matos, vai passeando por vertentes distintas da música do Pará – como o samba de cacete, com a Mestra Iolanda do Pilão; o boi, com a Mestra Miloca; e o carimbó, com a Mestra Bigica, do grupo Sereia do Mar.



A cantora Dona Onete participa contando episódios significativos de sua história: ela gravou o primeiro disco aos 73 anos de idade e é hoje uma das referências da música paraense no Brasil e no mundo.


O documentário de Aíla e Roberta Carvalho será exibido no Canal Brasil no dia 13 de agosto, sem exibição presencial, que será exclusivamente dos longas de fição da competição, por conta de todos os agravantes na região gaúcha esse ano. Mas a cerimônia de premiação será exibida ao vivo no dia 17 de agosto, no Canal Brasil e vale a torcida dos amazônidas e paraenses. Realizado pela produtora 11:11 ARTE, "Mestras" conta o patrocínio Natura Musical via Lei de Incentivo à Cultura Semear, Fundação Cultural do Pará, e Governo do Pará.



Confira abaixo uma entrevista realizada com as diretoras paraenses, onde falam sobre a felicidade com a seleção na mostra competitiva da 52 ª edição do Festival de Gramado, de como construíram o filme e qual a expectativa para o lançamento:




Texto com informações do release produzido por Gil Soter.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page