2023
ALE
Direção: Christian Petzold
"E o assustador é que eles estavam certos. Um dia ele será capaz de esquecer de tudo.
Da casa, do mar e dela."
Petzold é o último dos românticos ou o mais inclinado a falar de amor em seus filmes dentre os seus pares no cinema contemporâneo. Ao contar a história do encontro de quatro pessoas, sendo eles dois amigos, uma desconhecida e um salva vidas, o cineasta alemão realiza aquele que talvez seja seu filme mais denso e bem estruturado, um estatuto das políticas dos sentimentos que sempre trabalha em duas obras, como Undine e Transit.
Paula Beer é a chama que arde sem se ver, o contentamento descontente do personagem chato vivido por Thomas Schubert. Ele é Leon, um escritor em crise criativa e de fé em si mesmo, melhor amigo de Felix (Langston Uibel) que tem uma casa de família no litoral, perto de uma floresta ressequida e que sofre com incêndios florestais devido ao calor intenso e o tempo seco. Eles se deparam com Nadja, uma amiga da mãe de Felix, que já está hospedada na casa.
Entre encontros e desencontros, Leon se interessa por Nadja mas não quer demonstrar, seja por preconceito social ou intelectual - ele acredita que ela é uma simples estudante que trabalha vendendo sorvete no verão. Ela, ainda que interessada em conhecê-lo melhor, vai vivendo sua vida, inclusive transando com Devid (Ennio Trebs), um morador local que trabalha na praia como socorrista. Os incêndios vão se tornando mais numerosos e perigosos na região, vitimando inclusive animais enquanto que os sentimentos dos quatro começam a aflorar e esquentar.
Afire é um drama romântico construído com grande perícia e sofisticação por Petzold, que surpreende na forma com que molda seus personagens, incluindo Felix na equação amorosa e introduzindo um novo personagem na dinâmica, Helmut (Mattias Brandt), o editor de Leon. O jovem escritor, nada afeito aos passeios diurnos na praia, mergulhos ou explorações pelo lugar, fica ensimesmado no seu tédio e falta de inspiração, culpando indiretamente Nadja pelo seu fracasso.
Impossível não assistir Afire e pensar na influência de Rohmer sob Petzold, com seus filmes onde os sentimentos em profusão queimam devagar como O Joelho de Claire ou Pauline na Praia. Nadja é tão atraente na superfície quanto no interior, quando é permitido por Leon que nós, publico, a conheçamos melhor. Helmut é quem faz a descoberta de que na verdade ela é uma estudiosa de literatura, o que deixa Leon ainda mais inseguro e revoltado.
De uma maneira que surpreende, Afire tem seu desfecho na imagem dos amantes que viraram cinzas mas morreram abraçados, na cidade italiana de Pompéia durante a erupção do Monte Vesuvio, que durou 17 minutos e não deixou sobreviventes. Leon e Nadja se apartam e aproximam na medida em que o amor é desvendado por eles. Petzold nos deixa incendiados, contemplativos e apaixonados com mais esse filme impecável.
Avaliação: ❤️❤️❤️❤️❤️
*o coração cheio equivale a 2 e o coração pequeno equivale a 1. A maior pontuação são 5 corações cheios.
Comments