top of page
Buscar
Foto do escritorLorenna montenegro

[Salas de Cinema] estreia - As Ervas Secas

2023

Direção: Nure Bilge Ceylan

Turquia



Um professor entediado leciona numa pequena aldeia rural na Turquia. Ele espera, já de forma meio exasperada, uma transferência para Istambul que nunca chega e que vai minando a sua felicidade e o deixando mais e mais à margem. Após Era Uma Vez na Anatólia, Sono de Inverno e A Arvore dos Frutos Selvagens, Nure Bilge Ceylan retorna à Anatólia para flagrar um inverno inclemente na vida de Semet (Deniz Celiloglu), que é acusado por duas de suas alunas menos interessadas de ter tido contato inapropriado com elas, enquanto a misteriosa e sofrida Nuray (Merve Dizdar) entra em sua vida.


Para complicar a situação, Semet divide o domicílio com Kenan (Musab Ekici), também professor, que disputa com ele a atenção e a companhia de Nuray. A princípio, a professora, que perdeu parte da perna num acidente durante uma ação de ativismo, não desperta o interesse de Semet, muito encimesmado pelas acusações e ocupado com reprimendas às duas estudantes, com quem mantinha uma relação amistosa anteriormente. Entre a paisagem social, geográfica e humana daquele território tão belo quanto estéril, Ceylan triangula o drama entre Kenan que quer Nuray e ela que está mais disposta a se envolver com Semet, que não sabe o que quer de fato para além de tentar exercer controle sobre ela, o amigo, as alunas.


A sindrome do pequeno poder alimenta a alma fatigada do protagonista de As Ervas Secas. O patriarcado ressequido, que o protege mas também o limita, está mirado pela lupa cinematográfica do autor turco, tão inclinado a retratar homens cultos sim porém simplórios, que intencionam ser grandiosos mas que são esmagados pela pequenez de suas almas.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page