Direção: Tim Mielants
Roteiro: Enda Walsh e Claire Keegan

As instituições Madalenas, lugares disfarçados de lavanderias administradas pela igreja católica, para onde eram enviadas jovens mulheres "pecadoras", grávidas ou às vezes nem isso, consideradas fornicadoras pela família, configuram um dos capítulos mais vergonhosos da história da Irlanda. No começo dos anos 90, centenas de corpos de mulheres foram encontrados nos terrenos de algumas das lavanderias de Madalenas e o governo irlandês veio a público se desculpar e informar que compensações seriam dadas para as sobreviventes e seus filhos. Um dos finalistas do booker prize, o livro Pequenas Coisas Como Estas, de Claire Keegan, tem sua adaptação para o cinema capitaneada pelo ganhador do Oscar Cillian Murphy, que estrela e produz o filme.
Como William "Bill" Furlong, o pai de uma família formada por quatro filhas e uma esposa, ele coloca toda a extensão dramática que possui a serviço da trágica história desse homem, um comerciante do ramo da carvoaria que se vê em meio a uma perturbadora descoberta em um dos conventos que fazem parte de sua clientela. Em paralelo a essa trama, que aos poucos ele vai penetrando ao entrar no estabelecimento, ver moças chorosas pedindo ajuda para sairem dali e até uma delas tentando fugir, o protagonista vai revelando aos espectadores a sua origem, por meio de flashbacks da sua infância ao lado. da mãe, uma empregada doméstica e mãe solteira acolhida por uma rica patroa.
Bill vê como poderia ter tido uma sorte diferente se sua mãe tivesse sido mandada para uma lavanderia de Madalenas e, mesmo com os conselhos da esposa, Eileen, que se resumem a fazer vista grossa e não se envolver nisso - sob as custas. de criar um atrito com as freiras, em especial com a diretora do estabelecimento, Irmã Mary (Emily Watson), que o ameaça dizendo que o mesmo pode prejudicar suas filhas se tomar alguma atitude impensada, já que ela tem grande influência na pequena cidade onde vivem. Mesmo correndo o risco de desagradar a igreja católica e a família, ele resolve ajudar uma das moças. E aí, o filme termina.
Fica claro que Pequenas Coisas Como Estas, o filme, é um estudo de personagem, de um filho que sente que aquela onda de conservadorismo religioso está matando jovens mulheres; a adaptação, dirigida por Tim Mielants, opta pelo caminho da sublimação invés do choque, como o faz Peter Mullan no ganhador do Urso de Ouro Em Nome de Deus (2002), o que resulta numa obra climática, que aos poucos revela aspectos da vida melancólica, simples mas ainda assim, afeita aos traumas, de Bill Furlong e como, por consequência, ele resolve agir invés de fechar os olhos perante algo "tão pequeno e que não lhe diz respeito" - e que na verdade diz, tanto de si quanto do que poderia ser feito de suas filhas, caso uma delas se tornasse uma mulher caída, que desviou do caminho moral e rigoroso da fé católica.
Comments